A construção de uma
educação básica para jovens e adultos
"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre." Paulo Freire
A
Educação de Jovens e Adultos, já se chamou Madureza, Suplência,
Supletivo, Alfabetização, entre outros nomes.Era uma modalidade de
ensino assumida por voluntários ou mesmo por docentes que usavam os
mesmos procedimentos ministrados para crianças e adolescentes. Ao
ser instituído o Parecer nº 11/2000 da Câmara de Educação Básica
do Conselho Nacional de Educação, que regulamentou a Educação de
Jovens e de Adultos, foi estabelecido o perfil diferenciado desses
alunos. Eles devem ser tratados como tais e não como extensão de
crianças e de adolescentes.
A
Educação de Jovens e Adultos (EJA) parte do princípio de que a
constituição de uma educação básica para jovens e adultos deve
ser voltada para a cidadania. Essa construção de uma educação
básica para jovens e adultos não se resolve apenas garantindo a
viabilização de vagas, mas, principalmente oferecendo-se um ensino
de qualidade, oferecido por professores aptos a congregar em seu
trabalho as inovações nas distintas áreas de conhecimento e de
incorporar as mudanças sociais e a suas conseqüências na esfera
escolar. Hoje, a EJA é uma modalidade de ensino e componente
constitutivo da Educação Básica e não mais um subsistema de
ensino, com funções : reparadora, equalizadora e
qualificadora obedecendo a princípios de equidade, diferença e
proporção.
As
escolas que possuem o curso de Educação de Jovens e Adultos devem
oferecer aos educandos a probabilidade de ampliar as competências
necessárias para a aprendizagem dos conteúdos escolares, bem como a
possibilidade de aumentar a consciência em relação à interação
com o mundo, desenvolvendo a capacidade de participação social, no
exercício da cidadania. Ao estabelecer o ato criativo, o ensino da
Arte representa–se como indispensável no universo da Educação de
Jovens e Adultos, visto que, o conhecimento tem uma atitude de busca
de sentido, criação, inovação. Basicamente, por seu ato criador,
as formas de conhecimento humano, ou suas vinculações, faz com que
o indivíduo ao organizar sua vida considere os desafios que dela
procedem, em um invariável processo de modificação de si e da
realidade que o cerca desenvolvendo atitudes de responsabilidade,
compromisso, crítica, e conceitos de seus direitos e deveres.
Na
Educação de jovens e adultos busca-se o acesso da aprendizagem
significativa integrada efetivamente à organização dos
conhecimentos dos alunos e não exclusivamente a informação
adquirida por memorização, pois, atualmente o enfoque é dado na
aprendizagem e não no ensino. O conhecimento real tem por base
aprendizagens anteriores, que são transformadas, expandidas ou
recriadas através da aquisição de novas informações e de novas
ponderações sobre um conceito. Há necessidade de escolher temas e
problemas relevantes para os alunos, de modo que eles sejam seduzidos
a refletir sobre os seus próprios pontos de vista, buscando
enfatizar a cultura popular, a religião, os meios de comunicação e
principalmente a história de vida do indivíduo, estabelecendo a
importância do sujeito histórico dentro da sociedade.
A
educação de Jovens e adultos torna-se mais que um direito: é a
chave para o século XXI; é tanto conseqüência do exercício da
cidadania como condição para uma plena participação na sociedade.
Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento
ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade
entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico,
além de um requisito fundamental para a construção de um mundo
onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada
na justiça. (Declaração de Hamburgo sobre a EJA)
A educação básica de jovens e adultos de qualidade exige um compromisso com o trabalho em equipe, com a inovação pedagógica, sensibilidade com a heterogeneidade, e organizado ao diálogo democrático e à convivência plural.
www.educador.brasilescola.com/.. Acessado em 20/06/2013
A educação básica de jovens e adultos de qualidade exige um compromisso com o trabalho em equipe, com a inovação pedagógica, sensibilidade com a heterogeneidade, e organizado ao diálogo democrático e à convivência plural.
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