quinta-feira, 25 de julho de 2013

A temática

A ESCOLHA DA TEMÁTICA: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - A busca de reconquistar o tempo perdido.


Quando eu iniciei a minha vida acadêmica, não tinha uma perspectiva sobre o tema que eu iria trabalhar para a construção do meu TCC. Ao longo dos períodos estudados fui observando alguns textos expostos pelos professores que se referiam à história da profissão docente, e pude perceber o quanto esta luta vem sendo travada ao longo dos anos.
Por já trabalhar na área da educação, mas como técnica em alimentação escolar já a 13 anos em uma isntituição de ensino fundamental e médio, tenho convivido com crianças, adolescente e adultos, e me chamou a atenção a presença de pessoas com mais de trinta anos voltando para sala de aula, travando uma grande batalha entre estudo, trabalho e responsabilidades com o lar.
Foi a partir desta visão que comecei a me informar sobre a Educação de Jovens e Adultos, e me fazer questionamentos a respeito do assunto. O que leva algumas pessoas a buscar a educação de jovens e adultos? Como os profissionais desta modalidade lidam com pessoas com idade avançada para o processo de ensino e aprendizagem? Quais são as providência tomadas pelos poderes públicos, para capacitar profissionais que possam trabalhar na modalidade de EJA?
Tenho visualizado em meu ambiente de trabalho que existem pessoas com mais de trinta anos que estão na sala de aula do ensino médio, pois de alguma forma ela buscou concluir sua educação fundamental, e pude descobrir também que muitos deles haviam participado do EJA ou da progressão.
Observando o esforço dessas pessoas em resgatar o tempo perdido para sua formação, e percebendo a batalha que eles travam diariamente para obter êxito, foi que me veio à ideia de investigar mais sobre este assunto, e sobre como é vista esta temática pelas pessoas, pelos profissionais da educação e pelos órgãos públicos. 
Desta forma, a partir da disciplina de EAD com a orientação da Profª. Maria Aparecida, estou expondo parte das minhas pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos neste blog, e ao mesmo tempo compartilhando com meus colegas de vida acadêmica e com aqueles que têm interesse sobre esta temática, e visitam o meu blog, a importância de contribuir com os jovens e adultos na sua formação, e entender o quanto os poderes públicos se preocupam com este assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário